quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Artesanato traz cultura e lazer à população baiana

Com o objetivo de estimular e preservar o artesanato baiano, o Instituto de Artesanto Visconde de Mauá em parceria com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), promove feiras de artesanato até março de 2008, no estacionamento do Aeroclube Plaza Show, proporcionando aos artesãos a possibilidade de comercialização das suas mercadorias e levando um pouco da cultura e lazer a população baiana.

Fundado em 1939, o Instituto de Artesanato Visconde de Mauá vem auxiliando a produção de pequenos artesãos em associações e cooperativas dos municípios de Lauro de Freitas, Maragogipinho, Potiraguá, Itagi, dentre outros. Além de divulgar e promover o artesanato baiano, o Instituto Mauá apóia e estimula a comercialização através de feiras semanais na orla marítima de salvador.
“Eu gosto muito desta feira, antigamente ela era no Jardim de Alah, e hoje aqui no Aeroclube, é longe, mas mesmo assim venho comprar e se não puder comprar venho ver as novidades, é uma distração”, declarou Cíntia Silva. A feira tem como objetivo vender as mercadorias, mas também é uma forma de distração para a maioria das pessoas que não tem muita opção nos finais de semana com entrada franca.
A feira oferece artesanato para todos os tipos e gostos, com grande variedade de material exposto. Porém, alguns artesãos se sentiram prejudicados com a falta de anúncio. “A falta de divulgação prejudica os nossos trabalhos, poderiam distribuir panfletos, publicar nos jornais”, desabafou o artesão Aldair Santos. “É vantajoso expor na feira do Instituto Mauá, mas falta a divulgação do governo nos meios de comunicação de massa, como televisão e rádio”, declarou Wileide Santos Lopes”. Próximo das festas de final de ano a feira vem obtendo sucesso, aumentando seu público com os preços accessíveis e mercadorias de qualidades. A exposição acontece das sextas-feiras aos domingos, das 16 horas às 21 horas, até fevereiro de 2008.

Nenhum comentário: